Produtores rurais brasileiros têm oportunidade de se tornar multiplicadores licenciados da cultivar de gergelim BRS Pérola Negra, após a abertura da Oferta Pública 04/2026 da Embrapa. O processo envolve o licenciamento da tecnologia para produção e comercialização de sementes desta cultivar com potencial de diversificação agrícola e agregado de valor ao sistema produtivo.
A cultivar de gergelim BRS Pérola Negra é uma variedade geneticamente protegida, registrada sob certificado oficial junto ao Serviço Nacional de Proteção de Cultivares. O licenciamento é direcionado a produtores inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM), que poderão produzir e comercializar as sementes da cultivar de acordo com as normas e exigências técnicas estabelecidas pela Embrapa.
O período para manifestação de interesse começou no dia 19 de janeiro de 2026 e se estende até 09 de fevereiro de 2026, com inscrições abertas durante o expediente regular. Interessados em participar devem cumprir os requisitos do edital e demonstrar capacidade técnica e operacional para atuar como produtores de sementes de gergelim.
A participação no licenciamento viabiliza o acesso a uma cultivar que integra o portfólio de tecnologias genéticas desenvolvidas para atender à demanda de sistemas produtivos alternativos, oferecendo potencial de rendimento e adaptação em diferentes regiões agrícolas. A expansão de cultivares como a BRS Pérola Negra é considerada estratégica para fomentar a produção de gergelim — uma oleaginosa com crescente interesse de mercado e bom retorno econômico em sistemas sustentáveis de cultivo.
Com essa oferta, a Embrapa busca ampliar a difusão dessa tecnologia, conectando ciência e campo, e promovendo a inclusão de mais produtores na cadeia produtiva de sementes certificadas, com foco em garantir qualidade genética e maior competitividade ao setor agrícola.
