Barra do Garças decreta estado de emergência por causa de incêndio que atinge parque há 4 dias

Agro Cidades

Decreto, que tem validade de 180 dias, permite ao município adotar medidas urgentes, como a compra de equipamentos, contratação de profissionais e reforço das ações de combate.

A Prefeitura de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, decretou, nesta segunda-feira (8), estado de emergência por causa do incêndio de grandes proporções que atinge o Parque Estadual da Serra Azul. O fogo, que se espalha há dias pela área de preservação ambiental, mobiliza bombeiros, brigadistas e militares do Exército Brasileiro em uma operação conjunta para conter as chamas.

O decreto, que tem validade de 180 dias, permite ao município adotar medidas urgentes, como a compra de equipamentos, contratação de profissionais e reforço das ações de combate.

Segundo a prefeitura, o documento já foi enviado à Câmara Municipal para referendo e também à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A prefeitura pretende ainda comunicar oficialmente o Governo Federal para tentar garantir apoio nacional no enfrentamento do desastre ambiental.

Na última semana, o Governo do Estado atendeu a um pedido da prefeitura e enviou três aeronaves de combate ao fogo, sendo duas da Defesa Civil e uma do Corpo de Bombeiros, para auxiliar nos trabalhos aéreos. Em terra, o combate segue com equipes em campo tentando evitar que o incêndio avance ainda mais.

Há quatro dias, o Parque Estadual da Serra Azul foi fechado após o incêndio atingir a região. Segundo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), os bombeiros estão no local desde quando os focos de incêndio foram identificados para conter o avanço das chamas.

Desde o início da manhã de quinta, equipes do Batalhão de Emergências Ambientais monitoram o incêndio por meio de imagens de satélite para fornecer dados e subsidiar as estratégias de combate às chamas.

Em nota, a Prefeitura de Barra do Garças destacou que o parque é patrimônio histórico natural e turístico da cidade. “Quando eventos assim ocorrem, ferem cada um dos cidadãos barragarcenses e, com a a administração não é diferente”, diz trecho da nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *