Aumento da competitividade reflete melhor relação entre preços do peixe e custos de produção
O poder de compra dos produtores de tilápia no Brasil alcançou o maior nível dos últimos cinco anos, indicando uma melhora da relação entre os preços recebidos pelo produto e os custos da cadeia produtiva. Esse indicador mede quanto a renda obtida com a venda de tilápia compra insumos essenciais à produção, como ração e outros insumos, e é utilizado para avaliar o desempenho econômico dos criadores.
O resultado positivo reflete, em parte, preços de mercado relativamente firmes para o produto e ajustes nos custos de produção nos últimos períodos, o que permitiu que os produtores de tilápia preservassem maior poder de compra frente aos principais insumos da cadeia. Segundo agentes do setor, esse cenário proporciona maior capacidade de investimento e planejamento de atividades produtivas.
Especialistas destacam que a melhoria no poder de compra pode contribuir para estabilidade no setor aquícola, incentivando investimentos em tecnologia e manejo, bem como reforçando a competitividade da tilápia frente a outras proteínas.
